Há um tempo atrás, um cirurgião italiano gerou desconfiança quando informou que estava pronto para realizar um transplante de cabeça. Sergio Canavero já definiu a data em que será realizado o procedimento.
De acordo com a agência Central European News, o transplante será realizado em dezembro de 2017, prazo estipulado pelo doutor. Esse tempo é necessário para que todos os cálculos científicos e o planejamento dessa empreitada sejam finalizados. O prazo está sujeito à atraso caso algo gere dúvidas.
O primeiro paciente é Valery Spiridonov, 30 anos. Ele foi diagnosticado com uma doença que atrofia os músculos do corpo porém mantém a mente intacta. O doutor afirmou que pediria o financiamento do processo para ninguém menos que Bill Gates, porém, não há nenhuma informação a mais sobre uma suposta resposta.
O PROCEDIMENTO
O procedimento deve durar em torno de 36 horas. No processo, a cabeça do paciente e o corpo do doador serão resfriados para desacelerar a decomposição celular.
Algumas máquinas manterão o fluxo sanguíneo e a medula espinhal do paciente será rompida para encaixar-se ao novo corpo. A conexão ocorre principalmente com a injeção de polietileno glicol e Spiridonov pode demorar até um ano para se recuperar totalmente.
O QUE PODE DAR ERRADO
As chances da cirurgia dar errados são enormes já que a cabeça pode rejeitar o novo corpo ou a própria medula pode acabar não encaixando corretamente ou também, as funções mentais do paciente podem não ser mais as mesmas.
Fonte: Techmundo