Fala galera! essa semana decidi que traria uma avaliação diferente para o blog e como a remasterização de Heavy Rain me chamou muito a atenção (e como eu nunca tinha jogado o game antes) decidi trazer pra vocês Nossa Avaliação de Heavy Rain!!!
Sente só.
Ficha tecnica:
Heavy Rain é um jogo de temática Drama, onde interagimos diretamente com o game no modo do nosso velho conhecido "escolhas e consequências".
Desenvolvido pela Quantic Dream e publicado pela Sony Computer em 2010, HR se tratava de um jogo exclusivo de PS3, mas sofreu uma recente remasterização para seu sucessor, PS4.
Originalmente o áudio e a legenda estão em inglês, mas temos ambas as opções disponíveis em português PT.
Enredo:
A história gira em torno do mistério que assombra a cidade: um serial killer chamado "Assassino do Origami", que mata crianças afogadas pela água da chuva durante os longos períodos de precipitação.
Todo o game é dividido entre 4 personagens na qual os jogadores tem que descobrir quem é o Assassino. Durante o jogo, perante suas escolhas, algum personagem pode acabar morrendo e assim podendo alterar algumas cenas e até mesmo o próprio final.
Gráfico:
Em alguns pontos do game, podemos notar uma queda na qualidade gráfica, mas se lembrarmos que o game foi remasterizado em cima de uma versão para PS3 lançada em 2010, o gráfico é realmente impressionante.
As texturas (inclusive das roupas e rosto dos personagens) são bem fiéis à realidade e capazes de arrancar suspiros, mas sempre nos passando a sensação de estarmos jogando num PS3.
Trilha sonora:
As músicas de fundo não puderam passar despercebidas. Durante o jogo somos expostos a melodias que nos fazem ter uma imersão fantástica às cenas. Realmente uma experiência muito boa.
História:
Sem dúvidas o que mais chama a atenção é a história presente no jogo. Todas as cenas conseguem nos envolver emocionalmente com cada personagem e com a trama de um modo geral. Durante a gameplay começamos a amar uns, odiar outros e suspeitar de todo mundo. Tudo isso dá ao jogo um aspecto único.
Transição entre personagens:
A transição entre os 4 personagens principais é algo bem legal e uma boa jogada da produtora, já que a mudança acontece igual novela: nas melhores partes, e isso faz com que o jogador não queira parar de jogar para saber o que vai acontecer com o 'fulano'.
Cara de batata:
A animação do rosto dos pernosagens era bem detalhada, mas as vezes chega a ser bizarro e engraçado. Quando o personagem sorri fica uma expressão de "herp derp batata" e por causa dessas animações o beijo na boca é algo bem estranho, já que as bocas dos personagens não se tocam e fica uma coisa esquisita de dois personagens de boca aberta mexendo o rosto.
Jogabilidade:
A jogabilidade transita entre botões padrão do controle e movimentos no mesmo, como pra cima e pra baixo, lados e sacudidas. Isso seria bem interessante se funcionasse com perfeição.
É bem estranho o modo com que os personagens andam e fazem certas interações, dá a impressão que os movimentos pedidos são muito imprecisos e por muitas vezes falhos.
Bugs:
O jogo é regaaaaado de bugs malucos e as vezes até revoltantes.
É uma sequencia de personagens entrando uns nos outros (sem malícia) que até perdemos as contas.
Objetos se teletransportando e expressões bugadas também são super comuns.
(impossível não rir em alguma cena em que isso ocorre)
Nossa Avaliação:
Por mais que os bugs sejam "primitivos" e podiam muito bem serem melhorados na remasterização e também o gráfico não ter tido uma melhora tão espetacular quanto o esperado, a história que envolve Heavy Rain é tão vibrante e até mesmo emocionante que deixamos de lado os bugs.
Algo que em algum ponto do jogo pode ser cansativo é a questão dos loading demorados que por vezes parecem até que nunca vão acabar de carregar.
Eu particularmente me viciei no game e toda a história me agradou imensamente.
Nossa Nota: 9,O
Um jogo muito interessante para quem gosta de escolher por si só o andamento da história e sempre teve aquela vontadezinha de ser um detetive.






