Nerdaria relembra: 30 anos do acidente nuclear Chernobyl

Hoje, 26 de abril de 2016, fazem exatos 30 anos do maior acidente nuclear da história, o desastre de Chernobyl, na Ucrânia.



Um breve resumo sobre o que rolou:

A usina nuclear de Chernobyl ficava dentro da cidade de Pripyat, que abrigava principalmente os funcionários do local e suas famílias.

Acontece que naquela época estava rolando a famosa guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética, por isso os operadores decidiram testar a potência dos reatores caso a usina fosse bombardeada e perdessem suprimentos de energia externos. Esse teste acabou superaquecendo o reator 4 que explodiu espalhando uma enorme nuvem de radiação por toda a cidade e matando os operadores que estavam trabalhando no local.



O então líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, queria poupar o País de um escândalo e acabou ocultando sobre o acidente e o perigo que ele acarretaria para o mundo e principalmente para os moradores de Pripyat e vilas vizinhas.

Nos dois dias que se sucederam o acidente, os moradores da cidade ficaram totalmente perdidos sem saber o que estava acontecendo e o pior, ficaram expostos à uma tremenda radiação.

Somente no dia 28 os moradores começaram a ser evacuados da cidade, pois muitos deles estavam morrendo por conta da radiação excessiva. No mesmo dia a Dinamarca identificou uma nuvem de radiação muito grande se espalhando por vários lugares da europa e por isso a União Soviética teve que contar ao mundo sobre o acidente.

Ainda não se tem o número exato de mortos da tragédia pois até hoje a radiação está afetando as vítimas do terrível acidente. Os que não faleceram logo após a explosão (ou em alguns dias depois) desenvolveram doenças graves e as mulheres que engravidaram tiveram filhos com deformações físicas.


Nos dias de hoje:



Mesmo depois de 30 anos do acidente, a cidade de Pripyat continua totalmente deserta. Como todos os moradores foram evacuados as pressas, a cidade foi abandonada literalmente do jeito que estava dias antes. Escolas deixadas com os materiais dos alunos jogados ao chão, casas intactas, brinquedos deixados nos parques e máscaras de gás espalhadas por toda a cidade.



Nessa terça feira, toda a Ucrânia está fazendo homenagens às vítimas do terrível acontecimento.

Nerdaria

Instagram