Batalhas violentas contra gangues e cafetões, traições, cutscenes de tirar o fôlego e muito rock n' roll... Bem-vindos ao mundo de Mafia 3!
O Nerdaria jogou e trazemos pra vocês a nossa avaliação de um dos games mais esperados do ano.
Ficha Técnica:
A franquia Mafia se trata de jogos com temática ação-aventura com uma atmosfera bem pesada, abordando assuntos violentos.
Dessa vez, Mafia 3 foi produzido pela Hangar 13 e distribuído pela 2K Games.
Enredo:
O protagonista da vez, Lincoln Clay, um veterano de guerra que volta do conflito no Vietnã e tenta se vingar da gangue local que assassinou a sangue frio todos os seus amigos e para isso ele deve formar uma nova organização criminosa.
A história se passa durante os anos 60 em Nova Bordeaux e vai retratar bastante o preconceito descarado que os negros sofriam naquela época. Um tópico que também é muito focado durante o jogo é retratar os traumas das guerras presentes nos soldados (algo muito interessante a se mostrar).
Como sempre Mafia constrói muito bem o enredo da sua franquia fazendo com que os jogadores tenham uma imersão fantástica a tudo o que acontece durante sua gameplay. Logicamente Mafia 3 não foi diferente.
Gráficos:
De uma maneira geral o game está muito bonito, com gráficos detalhados, expressões faciais bem trabalhadas e uma ambientação incrível.
Algo que me chamou a atenção foi a leveza na movimentação dos personagens. Puxar a arma, carregar um corpo, se esgueirar pelo cenário, tudo isso com sutileza de um movimento real.
Física:
Apesar da leveza que citei anteriormente, isso não afetou em nada na física do jogo. Podemos sentir o peso dos personagens, dos carros e das armas, algo que andei sentindo muita falta ultimamente (quem nunca jogou com um personagem que carregava corpos nas costas como se estivesse levando um saquinho de arroz?)
Shiiiiiu!
Talvez por causa desse peso que o personagem possui aliado com a temática violenta do game o modo stealth não é tãããããão stealth assim. Cada neutralização executada fazia tanto barulho que se fosse na vida real, entrar atirando seria mais sutil.
Incrivelmente com todo o barulho feito pelos NPC's agonizando enquanto são neutralizados, ninguém escutava! algo que na minha opinião foi um erro um tanto grosseiro, já que esses barulhos seriam claramente ouvidos pelas pessoas presentes no cenário.
Help-me Marina Joyce!
Em falar em NPC, Mafia 3 é um dos poucos jogos que conheço onde seus colegas de crime realmente ajudam durante um tiroteio.
Em uma determinada cena onde precisei me proteger por cover, o NPC que estava me ajudando praticamente deu uma de Rambo, se levantou e meteu bala em geral. Fiquei feliz de saber que não se tratava mais de um coitado perdido no meio de balas perdidas.
Oops! I did it again...
Uma coisa que me deixou até entediada depois de algumas horas de gameplay foram as missões repetitivas.
Por mais que seja um game de ação com temática voltada para gangues, mafiosos, violência e tudo mais, as missões se limitam a: Ir até o objetivo atual, matar todo mundo, pegar outro objetivo, matar todo mundo e por ai vai.
Convenhamos que, não é só porque o jogo foca em eliminar a gangue rival, que você é obrigado a fazer apenas isso durante 40 horas.
Bugs:
Vamos para a parte mais desapontadora! Sabemos que é sempre muito complicado quando uma franquia passa seu próximo jogo para uma outra desenvolvedor (que foi o que aconteceu com Mafia 3 em relação a Hangar 13). Por mais bonito que o jogo ficou, ele está repleto de bugs tão amadores que até uma produtora indie faria melhor.
Espelhos sem reflexos, NPC's que não conseguem te ver, transições bruscas de clima e tempo durante as cutscenes, legendas minúsculas e outros erros que deixam qualquer jogador desanimado.
Vamos combinar, erros como espelhos sem reflexos são coisas de jogos antigos em plataformas ultrapassadas ou até mesmo de estúdios indie's que estão começando. A Hangar 13 é uma desenvolvedora que faz parte da 2K (que por sua vez é subsidiária da Take-Two), não tem nem como considerarmos como um erro justificável.
Por esse e outros motivos temos a sensação que o jogo foi feito as pressas e está extremamente mal polido, já que seu antecessor, Mafia 2 estava muito melhor finalizado e é um game lançado em 2010 para X360 e PS3.
Nossa Avaliação:
Por se tratar de um dos jogos mais esperados do ano, tivemos muitas decepções.
Mas também precisamos enxergar os pontos fortes do título, como a playlist baseada em Rolling Stones, Sam Cooke, Creedence Clearwater Revival e outros nomes consagrados do Rock, a história do game contada por meio de documentários reais de guerras, os detalhes gráficos dos personagens e sua dublagem muito bem elaborada.
Nossa nota: 7,5
Para os fãs de rock, jogos violentos e de missões de tomar área e matar todo mundo, Mafia 3 é um prato cheio, mas há quem vá se entediar nas primeiras horas de gameplay.
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