
Oak Island é uma ilha de 57 ha e fica no Canadá, próximo ao condado de Lunenburg. E o que essa ilha tem de tão especial? Ela guarda um dos maiores segredos sem solução existentes na face da terra!
Como tudo começou:
Em 1795 um adolescente, Daniel McGinnis, estava andando por Oak Island quando se deparou com um misterioso buraco no solo. Por cima dessa depressão havia uma árvore e pendurada nela, uma polia de navio e como a ilha é famosa por muitas histórias de piratas, aquilo deixou Daniel muito curioso.
Por muitos dias, McGinnis e seus amigos cavaram naquele buraco e se surpreenderam pelo que descobriram. Dois pés abaixo da superfície eles se depararam com uma grande camada de cascalho cobrindo um poço e depois de mais 6 pés abaixo dos cascalhos, havia uma camada de madeira de carvalho (madeira típica da Europa). Como não puderam continuar as escavações sozinhos, decidiram voltar pra casa e refazer seus planos.
Primeiras descobertas:
Após anos escavando o mesmo lugar com a ajuda de uma empresa especializada, eles atingiram a profundidade de aproximadamente 15 metros onde havia uma camada de piche e abaixo outra camada, mas dessa vez feita de fibra de coco.
Com 27 metros escavados, uma descoberta intrigou a todos. Uma pedra com inscrições de um alfabeto totalmente desconhecido fora encontrada. Após vários estudos, uma possível tradução foi feita "Quarenta pés abaixo, dois milhões estão enterrados". Mas misteriosamente a pedra sumiu logo depois.
Motivados para descobrir do que se tratava, o grupo continuou nas escavações até que chegaram na profundidade em que a placa indicou, mas ao invés de encontraram um tesouro pirata, havia uma armadilha que ligava no oceano e então a água começou a inundar o poço (o que custou a vida de alguns trabalhadores).
Bombear a água não funcionou, por isso decidiram cavar um outro buraco 30 metros mais baixo do que o outro poço, mas este também foi inundado.
Muitas outras empresas tentaram escavar naquele poço durante anos, mas ele sempre voltava a ser inundado pela armadilha.
Em 1981, Fred Nolan, descobriu algumas pedras em formatos estranhos dentro da sua propriedade, o mais surpreendedor foi que seguindo a direção das pedras, elas formavam uma cruz (que foi chamada de Cruz de Nolan) e no centro dessa cruz havia uma pedra no formato de um rosto humano enterrada. Foi ai que religiosos ligaram a cruz, ao simbolo sagrado e surgiu a teoria que ali estaria enterrado a Arca da Aliança ou o próprio Santo Graal
Outra descoberta muito estranha foi feita por Fred Blair em 1898, quando o explorador decidiu jogar tinta vermelha no poço e bombear a água para ver de onde ela vinha, mas para sua surpresa a água estavam vindo de 3 pontos diferentes da ilha.
Em 1976, quando decidiram cavar outro buraco ao lado do poço do dinheiro, mais coisas macabras e sem explicações foram encontradas, como uma mão decepada, arcas feitas de madeira, ferramentas estranhas e até mesmo um corpo. Logo após enviaram mergulhadores para estudarem os túneis, mas outra armadilha foi acionada e por pouco não matou os mergulhadores esmagados nos canos de ferro que sustentavam o buraco.
As teorias da conspiração:
Como já dissemos, muitos religiosos e estudiosos acham que ali naquele poço possa estar enterrado os tesouros bíblicos perdidos, mas além desse palpite existem outros!
Por exemplo, alguns historiadores dizem que nas obras de Shakespeare existem códigos, números escondidos, erros ortográficos propositais e que se juntarmos todos essas letras e números misteriosos vamos dar em cima da constelação de Cisne, também conhecida como cruz do norte. Misteriosamente a constelação de Cisne fica em cima da Cruz de Nolan!
Outra teoria é que esta cruz representa a árvore da vida, que biblicamente foi colocada por Deus no jardim do Éden. E o que isso tem haver?? Simples! Para os Hebreus, a árvore da vida é representada por um esquema de dez pontos chamado Sefirot.
Enfim, o que tem dentro daquele poço ainda é um mistério! 200 anos e vários pesquisadores, historiadores, equipes especializadas em caça ao tesouro ainda não tem nem idéia do que possa ter de tão secreto naquele buraco. (e pelo visto vai demorar muito tempo para descobrirem).






