Mensagens subliminares!!





As mensagens subliminares surgiram nos anos 50 quando agĂȘncias de publicidade inseriram textos e imagens em suas propagandas de maneira tĂŁo rĂĄpida que apenas o inconsciente consegue captar.

A primeira mensagem subliminar que se sabe foi em 1957 quando o publicitårio James Vicary inseriu as frases "Beba Cola-Cola" e "Coma pipoca" em flashes de milésimos de segundos durante a exibição do filme Picnic em Nova Jersey, EUA. Incrivelmente, naquela sessão, houve aumentos nas vendas de pipoca e refrigerante.


A partir dessa época as mensagens escondidas passaram a ser populares e nos cercam todos os dias e nem nos damos conta!


- RĂĄpido como uma flecha?

A empresa Norte- Americana de correspondĂȘncias utiliza tĂĄticas de mensagem subliminar. Em seu logo podemos notar que nĂŁo hĂĄ espaçamento entre as letras e entre o "E" e o "X" aparece a forma de uma flecha. Todo esse esquema dĂĄ a impressĂŁo de velocidade e precisĂŁo em suas entregas.



- Sorriso simpĂĄtico

Ainda nos EUA, a Amazon, empresa transnacional de compras de eletrĂŽnicos pela internet Ă© conhecida pelo simpĂĄtico sorrisinho em seu logo, nĂŁo Ă©? e se eu te falasse que esse "sorriso" nĂŁo Ă© sĂł uma simpatia?  A seta amarela liga o A e o Z para mostrar aos seus clientes a enorme variedade de produtos que sua empresa oferece.



- Chocolate do urso 

A Toblerone, uma das marcas mais famosas de chocolate, surgiu na cidade de Berna (capital da Suíça) que é conhecida como "a cidade dos ursos". Nada mais justo que homenagear essa fama introduzindo a imagem de um urso dentro da montanha presente na logo.





- Mercado ilusĂłrio

VocĂȘ jĂĄ conseguiu enxergar a logo do Carrefour do jeito certo? O nome da marca francesa de supermercados significa "cruzamento" e por isso sua logo contĂ©m duas setas e um "C" escondido no meio. Para colocar mais significado ainda, as cores da marca representam as cores da bandeira da França.






Não apenas existe as mensagens subliminares em marcas famosas, como também muitos filmes utilizam a tåtica das imagens passando rapidamente para atingir as sensaçÔes esperadas de seus espectadores.


- Psicose 


Durante as ultimas cenas do filme, quando Norman Bates ouve a voz da mĂŁe o culpando pelos assassinatos, uma caveira Ă© sobreposta sobre seu rosto em milĂ©simos de segundos para dar ao pĂșblico uma sensação maior de 'macabro'.








- IrreversĂ­vel

O filme que contĂ©m inĂșmeras cenas de violĂȘncia extrema quis passar aos seus espectadores uma sensação de desconforto, para isso usaram como som de fundo uma frequĂȘncia tĂŁo baixa que causava enjoo e vertigem.



- De Olhos Bem Fechados

As cenas bizarras e erĂłticas com homens e mulheres jĂĄ sĂŁo bem macabras por si sĂł, mas querendo dar uma dramaticidade a mais, o diretor do filme utilizou como trilha sonora um cĂąntico de uma liturgia ortodoxa tocada de trĂĄs para frente. Seria cĂŽmico se nĂŁo fosse tĂŁo tenso, jĂĄ que a mĂșsica bizarra nĂŁo passa de pregaçÔes sobre misericĂłrdia, paz e saĂșde.





- O Exorcista


Um dos filmes mais temidos pela galera e que também faz parte dessa lista de mensagens subliminares. Durante o longa foram inseridos vårios flashes de um rosto cadavérico e medonho para representar o demÎnio Pazuzu, que possui o corpo de Regan.






Okay! falamos das mensagens subliminares escondidas em filmes maaas... e os filmes da Disney? Vamos dar uma olhada: Os filmes da Disney são repletos de mensagens subliminares mas os responsåveis sempre alegavam que se tratava apenas de mentes férteis dos fãs.







O que acham? São mesmo mensagens ocultas ou simplesmente ilusão e apelação?

Em falar em apelação, realmente existem pessoas que ficam caçando mensagens subliminares e serå que elas são propositais?


- Sorvete safadinho

Em um anuncio da marca americana de sorvetes, Swensen's, algumas pessoas juravam que conseguiam ver uma mulher nua de braços erguidos quando a cocha pegava uma deliciosa bola de sorvete de morango.



- SEXplosĂŁo de doce

A famosa marca Skittles deu o que falar em uma das suas embalagens deixando a letra "S" ao lado da palavra "explosion" e jå sabe né... formou a palavra SEX (sexo em pt). Mas fica a pergunta: Foi sem querer?



- Sorvete quente




Em uma propaganda francesa do sorvete Magnum Light vĂĄrias pessoas relataram que a forma como os trĂȘs 'picolĂ©s' apareciam, dava a entender o corpo de uma mulher numa posição sensual. Seria uma jogada para aumentar as vendas?










AlguĂ©m achou essas possĂ­veis mensagens meio 'viagem' ? Ainda nĂŁo viram nada!! Agora sim que vocĂȘs vĂŁo perceber que existem loucos pra tudo.



- Calvin Klein e suas modelos

Em 2011 a Calvin Klein trouxe em sua propaganda a modelo holandesa Lara Stone usando somente trajes de banho, até ai tudo bem, mas algumas pessoas acusaram a imagem como mensagem subliminar por conter a palavra "F#*K".
NĂŁo achou? bom, supostamente o "F" seria o contorno da mesa ĂĄ esquerda da modelo, o "U" a parte de cima de seu biquĂ­ni e o resto da palavra sera a logo da marca.






- Bumbum verde




A Heineken foi acusada de fazer apologia a um bumbum (de cabeça pra baixo) em sua propaganda. Serå que esse povo não ta vendo demais não?











- Pode ser?


Na comemoração do Dia da IndependĂȘncia dos EUA em 1990, a Pepsi lançou latinhas personalizadas para a data, sĂł que essas causaram uma polĂȘmica jĂĄ que algumas pessoas de imaginação fĂ©rteis acharam a palavra "Sex" quando se empilhavam duas latinhas.







Realmente... tem doido pra tudo.





Redator: Lcrobs

Fontes: Revista Mundo Estranho 

Nerdaria

Instagram